quinta-feira, 20 de novembro de 2014

O que é o Google X
É um laboratório da Google que possui vários projetos secretos, eles são secretos por questões estratégicas, pois esse projetos podem dizer o futuro da companhia, o supervisor do laboratório é Larry Page, diretor executivo e cofundador da empresa. Alguns dos projetos já revelados são o Google Glass, carros autônomos, o Projeto Loon, para entregar Wi-Fi usando balões, mochila voadora como meio de transporte, teletransporte, Google Street View etc.
projectglass_1
Umas das únicas pessoas da imprensa que já pôde visitar o laboratório foi repórter do Bloomberg Businessweek, ele descreveu o laboratório como um prédio simples que fica a 1 km campus central da Google, na entrada do prédio existem várias bicicletas para que seus funcionários possam transitar de um prédio para o outro.
O objetivo do laboratório, nas palavras do próprio Teller, é “solucionar os grandes problemas da humanidade”, perseguindo a ideia investir em agricultura, fontes de energia limpa e outras prioridades. “Uma melhoria de dez vezes na densidade de energia mudaria o mundo de forma tão radical que nem conseguimos imaginar”, diz.
Confirmando o interesse nesse campo, a gigante adquiriu, no ano passado, a Makani Power, fabricante de turbinas eólicas.
Google: Projetos insanos
O laboratório da Google chega a descartar mais de cem projetos anualmente e isso foi revelado depois do anúncio de um projeto de uma mochila voadora que veio à público. O motivo do cancelamento foi que ela seria tão barulhenta quanto uma motocicleta. Outro projeto ousado como anterior é um sistema real de teletransporte mas esse foi cancelado pelos próprios pesquisadores pois para fazer o teletransporte  seria necessário destruir algo para depois reconstruir do outro lado e isso sem a garantia de que o objeto fosse reconstruído por completo do outro lado.
Dispositivos vestíveis
Antes de começar a falar sobre o Google Glass primeiro temos que dar uma introdução sobre as tecnologias vertíveis, o mercado atualmente vê esse tipo de tecnologia como a tecnologia que irá dominar em um futuro muito próximo e não é atoa que empresas como Apple, LG, Motorola e Samsung estão lançando vários dispositivos da categoria, os mais comuns dessa categoria atualmente são os relógio inteligentes, a própria Google já possui um sistema operacional dedicado a esse tipo de aparelho, no começo do mês de setembro a Apple também apresentou seu aparelho com sistema operacional próprio, outro dispositivo que saiu a pouco tempo foi alguns anéis inteligentes que são capazes de exibir notificações de redes sociais e outros aplicativos do seu celular, temos também as pulseiras inteligentes que são muito parecidas com os relógios e por fim o tipo de aparelho vestível mais promissor, os óculos inteligentes, eles são capazes de mudar completamente a forma como nos interagimos com o ambiente a nossa volta, inserindo todo tipo de informação logo a frente de nossos olhos, respondendo a comandos de voz ou ainda com gestos, eles realmente são o futuro.
O que é o Google Glass
Mantido pelo Google X desde pelo menos 2006, o Google Glass é um tipo de óculos que possui uma tela projetada pouco a frente dos olhos, para que o usuário acesse seus aplicativos, além disso ele possui uma câmera para que o usuário possa filmar ou tirar fotos.
Como funciona e como ele é controlado
O Glass é capaz de operar através de comandos de voz e por gestos em um touchpad que ele possui em sua parte lateral, e ainda por movimentos da cabeça. Para ligar o aparelho o usuário deve levantar a cabeça como se estivesse fazendo um sinal de “sim” e logo após dizer, “ok glass”, então você pode dizer um comando para ativar alguma função ou ainda pode navegar pelas opções usando o touchpad, ao usar o touchpad ele irá navegar pelas telas ou trocar de opção, não existe um cursor do mouse no aparelho. Para tirar uma foto usando o Glass basta iniciar o aparelho e dizer “take a picture” ou “record a video” caso você queira gravar um vídeo.
Em um futuro não muito distante também é dito que você poderá controlar o Glass com o movimento dos olhos.
Qual é o seu hardware e o software
Android 4.4
640×360 Himax HX7309 LCoS display
5-megapixel camera, 720p video
Wi-Fi 802.11b/g
Bluetooth
16GB storage (12 GB available)
Texas Instruments 1.2Ghz Dual(ARMv7)
1GB RAM
E mais vários sensores para a comunicação com o aparelho.
O hardware é bem simples se formos comparar com um smartphone mais isso é necessário para manter o Glass mais econômico em relação a sua bateria, e também a sua tela com uma baixa resolução não deve exigir muito poder de processamento da mesma forma que ocorre com os smartphones.
Áreas de aplicação
O Glass pode ser útil para diversas áreas como por exemplo a área educacional, principalmente em estudos de medicina, o Glass pode ser usado para transmitir uma cirurgia ao vivo já que ele possui uma câmera e possibilita que as pessoas façam hangouts, que são chamadas de video em tempo real, sua câmera proporciona a mesma visão da pessoa que está realizando a cirurgia isso também possibilita que o Glass seja empregado em diversas áreas, como corredores, paraquedistas, pilotos de aviões e carros, o fato de ele poder ser usado sem que você precise usar suas mãos, permite que um corredor possa usá-lo para ver informações de uma corrida, um cozinheiro também pode usá-lo para busca informações sobre seus pratos, enfim o Glass traz muitas possibilidades especialmente por trazer uma experiência completamente nova para os usuário, diferente de qualquer outro gadget já fabricado.
Problemas com privacidade
Talvez aí esteja o maior problema de se usar o Glass, por ser um aparelho pequeno e possuir uma câmera a vista de tudo e todos, o Glass é considerado muito invasivo, pois com ele seria possível filmar e tirar fotos de tudo e de todos. Uma situação difícil seria entrar em um banheiro publico usando o Glass, com o Glass tudo pode ser gravado com apenas um comando.
O que piora isso tudo é que se tratando de privacidade a Google já possui o nome manchado com softwares que violam a privacidade de pessoas, um desses softwares seria o street view, que mapeia as ruas de todo o mundo.
Para a Google privacidade significa “tudo aquilo em que você concordar”, imagine quando você comprar o seu Glass, o termo de privacidade do Glass deve ser enorme, e isso reforça mais uma vez a importância de ler esses termos de privacidade e descordar ou questionar quando o produto se torna muito invasivo.
E por mais que você concorde com esses termos existe dezenas de pessoas no seu campo de visão, e será que essas pessoa concordam em serem filmadas, uma criança tem consciência disso? alguém em um bar tem ciência disso? o que a Google fará com esses dados?
Várias pessoas já passaram por problemas ao usar o Glass, vários já foram expulsos de bares, alguns foram até espancados.
Essa é uma questão tão polemica que pode levar um dos projetos mais promissores do mundo tecnologia por água abaixo.
Quais são seus concorrentes
Com o sucesso do Glass as outras empresas viram no produto uma nova oportunidade de sucesso, como o produto ainda está em desenvolvimento, as empresas tem mais oportunidade de criar produtos novos com funcionalidades únicas.
Talvez uma das melhores oportunidades nesses aparelhos seja no sistema operacional, pois ainda não há um padrão definido, nem um sistema que seja dedicado a esse tipo de aparelho, a própria Google usa o Android no Glass.
Os concorrentes do Glass que estão no mercado atualmente tem um preço menos salgado, as funcionalidades são as mesmas, apenas alguns modelos com foco em atletismo.
Dentre as fabricantes que possuem aparelhos no mercado ou em desenvolvimento estão a Samsung, Ora, Lenovo e até a Baidu.
Publico alvo
Atualmente o publico alvo do Glass está concentrado em desenvolvedores, por se tratar de um produto novo ainda é preciso desenvolver aplicativos antes de lançar o produto no mercado.
O futuro
Eu acredito que o futuro do Google Glass seja de sucesso, a Google está fazendo um ótimo trabalho com o gadget, ela está construindo todo um ecossistema de desenvolvimento para quem já quer criar os seus aplicativos, a própria Google sabe que ainda não chegou a hora certa para o lançamento do Glass.
E em relação as funcionalidades o Glass tende a funcionar com a linguagem natural, com isso ele seria capaz de entender o que falamos, e não apenas escutar comandos de voz em que as palavras certas devem ser ditas. O aparelho deve entender melhor os comandos com gestos feitos com as mãos ou os olhos.
O sistema operacional também deve receber muita atenção, pois nesse ponto ainda não a nada bem definido, pois é algo estranho rodar um sistema operacional de celulares em um óculos.
Data de lançamento e preço
A venda do aparelho já começou no dia 15 de abril deste ano, por 1500 dólares, é um valor muito alto inclusive se formos comparar com os seus concorrentes, mas creio que esse preço deva ser para evitar que o publico em geral compre o aparelho e que assim ele fique mais restrito a desenvolvedores e empresas interessadas em criar acessórios para o Glass, dessa forma a Google vai desenvolvendo o óculos perfeito.
Carro autônomo
O carro autônomo, anunciado em outubro de 2010, do Google é voltado à segurança do trânsito, e usa sensores de radar, câmeras de vídeo no teto e uma mira a laser para identificar objetos e desviar deles. Um sistema de navegação chamado Chauffeur é responsável por fazer o automóvel seguir de um ponto a outro previamente programado. Ele chegou a permitir que uma pessoa que tem 95% da visão pudesse se locomover para comprar comida e ir na lavanderia. O interessante é que parte da frota que faz o mapeamento para o Google Street View já autônoma e estão até mesmo nas pistas de corrida. O projeto foi desenvolvido em grande parte pela Google e parcerias.
Carro autônomo sem volantes
O carro foi apresentado neste ano de 2014 e sua versão tem uma proposta de não possuir volantes nem pedais podendo ser controlado pelo smartphone. Mas o Departamento de Trânsito da Califórnia (DMV) exigiu da empresa que o carro possua volantes e pedais.
Como funciona
Grande partes dos carros autônomos usam sensores e softwares, mas com a renovação eles implantaram mais sensores em lugares estratégicos para que haja nenhum problema como acidentes.
O carro tem o visual engraçado nos fazendo lembrar de um carrinho de brinquedo sendo compacto oferecendo lugar para duas pessoas e como o painel(volantes, pedais e etc) tinha sido retirados então havia  ficado um espaço livre e inclusive em um dos vídeos divulgando o carro aparece uma pessoas junto a seu labrador no espaço que normalmente por um carro comum seria ocupado com os bancos e painéis. Mais com a nova regulamentação a empresa anunciou que as novas regras exigem que carros autônomos só poderão circular pelas ruas e estradas públicas se o motorista do teste estiver "ou no controle imediato do veículo ou monitorando ativamente a operação do veículo e capaz de assumir o controle físico a qualquer momento" .
Onde está sendo testado o projeto
Teste são realizados no estado da Califórnia na cidade de Mountain View, onde está situada a sede da Google. Em abril desse ano esses veículos já havia percorrido uma distância de 1.1 milhões de quilômetros. Nos estados Nevada, Flórida, Califórnia e Míchigan, dos estados unidos, as leis já permitem que esses veículos sejam testados nas ruas.
Lançamento no mercado e preço.
Como é uma tecnologia nova ainda não está a venda, a estimativa é que em 2020 a diferença de preço entre um carro autônomo e um carro normal seja de 15.000 a 22.000 reais,
Relato de pessoas que usaram ou possuem o carro
Em 2012 um norte-americano, Steve Mahan, que possui apenas 5% de sua visão pode fazer alguns teste com o veículo, e o relato dele foi que é algo incrível, pois ele é muito preso, não pode ir a qualquer lugar, o veículo da Google daria muita flexibilidade e independência para ele ir onde ele quiser e onde precisar quando quiser. Brad Stone, repórter da Bloomberg Businessweek afirma que “sentar em um banco de passageiros do carro sem motorista da Google é um teste de fé”, pois ele trafega pelas movimentadas ruas do Vale do Silício a quase 90 km/h.
Usabilidade
O veículo será bem fácil de se usar, já que é possível programar rotas e pontos de parada através do smartphone.
Acidentes... e a Ana Maria Braga
O veículo já se envolveu em alguns acidentes. No primeiro deles foi vítima, quando parou em um semáforo, e no outro, culpado, mas estava em modo manual. Mesmo que os computadores façam o trabalho de guiar o carro, há sempre um motorista habilitado atrás do volante, para emergências, e um técnico que monitora o funcionamento.
Ana maria braga(não tem nada haver com o carro autônomo da Google)
Professor Alberto Ferreira de Souza, coordenador do projeto do carro automático desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo(Ufes), informou que o acidente com a apresentadora Ana Maria Braga ocorreu devido à "não realização de alguns procedimentos técnicos de segurança". Ele mostrava o carro para Ana Maria quando ocorreu o acidente. O professor disse que houve falha na hora de mudar o sistema de automático/robô para manual/ser humano. "Fui destravar para abrir a porta traseira e não verifiquei que o freio não estava puxado. O processo não foi feito corretamente. Quando desativei o robô e passei para o controle manual,
Benefícios e desvantagens
Podemos citar vários benefícios, como por exemplo que o veiculo pode levar seus donos bêbados, graças as rotas programadas você poderia definir sua casa como destino padrão logo antes da bebedeira. Outro ponto muito bom seria o transito inteligente, os carros inteligentes seria capazes de dispensar o uso de semáforos, pois eles mesmo poderia comunicar entre si para decidir o melhor veiculo a passar primeiro, ao detectar por exemplo um veiculo da ambulância por perto os carros dariam passam para esse veículo prioritário.
Mas também teríamos problemas, como todo o software e hardware ele também está sujeito a bugs, poderiam ocorrer erros de comunicação entre os veículos, atrasos de respostas, travamentos e o pior falhas de segurança permitiriam que esses veículos fossem hackeados e tivessem suas rotas alteradas, é exatamente por esses motivos que o departamento de transito da Califórnia exigiu que os carros tenham volante e pedais.

0 comentários:

Postar um comentário

Inscreva-se no Feed RSS Follow me on Twitter!