Nesta aula vamos fazer nosso primeiro programa, o famoso "olá mundo", algo bem simples. Será um programa que escreverá na tela "olá mundo".
Para isso abra o Code::Blocks e acesse no menu File->New->Empty file para abrir um arquivo vazio.
Após isso DIGITE o código abaixo:
Agora salve o arquivo em File->Save file.
Vamos entender o código agora de maneira bem simples, a linha 1 informa que vamos usar algumas funções(você aprenderá mais tarde) para realizar certas operações, na linha 2 apenas informamos o nome do nosso código(que por enquanto sempre será void main), e na terceira linha imprimimos a mensagem na tela, para fazer isso precisamos daquela linha 1 pois ela torna possível imprimir a mensagem na tela com o uso da função printf, os demais detalhes vamos aprender mais adiante, então apenas faça como está no código.
Agora vamos rodar o programa, para isso pressione o botão Build and run, que irá compilar o programa e executar ele, mas antes vamos entender o que é compilação.
Compilação é o processo de transformar o código que nos fizemos em uma linguagem que o processador possa entender melhor que é o Assembly.
Agora sim pressione o botão Build and run, como é indicado abaixo com um retângulo vermelho.
Apos isso deve aparecer uma janela em sua tela dentro de alguns segundos, com o programa já tendo sido executado.
Como você pode ver assim o programa executou normalmente, ele fez o que queríamos e escreveu "olá mundo" na tela, é algo realmente simples, mas é assim que se começa, vamos treinar nossa lógica que é o mais importante.
Agora brinque com o código, altere a mensagem, coloque seu nome e Build and run novamente em seu programa.
Qualquer dúvida, erro ou sugestão deixe nos comentários.
Obrigado e até a próxima.
Para isso abra o Code::Blocks e acesse no menu File->New->Empty file para abrir um arquivo vazio.
Após isso DIGITE o código abaixo:
#include <stdio.h> void main(){ printf("olá mundo"); }
Agora salve o arquivo em File->Save file.
Vamos entender o código agora de maneira bem simples, a linha 1 informa que vamos usar algumas funções(você aprenderá mais tarde) para realizar certas operações, na linha 2 apenas informamos o nome do nosso código(que por enquanto sempre será void main), e na terceira linha imprimimos a mensagem na tela, para fazer isso precisamos daquela linha 1 pois ela torna possível imprimir a mensagem na tela com o uso da função printf, os demais detalhes vamos aprender mais adiante, então apenas faça como está no código.
Agora vamos rodar o programa, para isso pressione o botão Build and run, que irá compilar o programa e executar ele, mas antes vamos entender o que é compilação.
Compilação é o processo de transformar o código que nos fizemos em uma linguagem que o processador possa entender melhor que é o Assembly.
Agora sim pressione o botão Build and run, como é indicado abaixo com um retângulo vermelho.
Apos isso deve aparecer uma janela em sua tela dentro de alguns segundos, com o programa já tendo sido executado.
Como você pode ver assim o programa executou normalmente, ele fez o que queríamos e escreveu "olá mundo" na tela, é algo realmente simples, mas é assim que se começa, vamos treinar nossa lógica que é o mais importante.
Agora brinque com o código, altere a mensagem, coloque seu nome e Build and run novamente em seu programa.
Qualquer dúvida, erro ou sugestão deixe nos comentários.
Obrigado e até a próxima.
0 comentários:
Postar um comentário