sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Todos querem saber o que vem no futuro, quais as tecnologias poderemos usar daqui alguns anos, décadas, séculos, e como já dizemos aqui antes “A melhor forma de prever o futuro é inventá-lo”, então depois de pesquisar muito, chegamos a algumas tecnologias que deveremos ver no futuro, algumas já estão chegando no mercado, outras permanecem como sendo um sonho. Então nesse programa a gente te convida a conhecer um pouco melhor sobre as tecnologias do futuro. 

Sem dúvidas o holograma é um dos mais esperados 

A holografia é uma tecnologia parecida com o 3D que nos observamos em cinemas, mas a holografia permite uma melhora enorme em relação ao 3D, no cinema se você mudar de posição você continua vendo a imagem que foi gravada a partir da mesma perspetiva de visão, ou seja não adianta sair de sua cadeira e tentar ver o que tem atrás de determinado objeto, a holografia virá para permitir isso, se você se movimentar ao redor de um holograma verá ele a partir de diversos pontos de vista diferentes. 
E onde podemos encontrar hologramas? dentro de sua carteira, pegue uma nota de 20 reais, e repare bem na fita prateada, ao olhar a partir de lugares diferentes imagens diferentes são formadas, como o número 20, ou um mico leão, a holografia é muito usada em produtos que precisam ser originais, como se fosse um certificado de autenticidade. 
Mas o holograma que seria usado na computação para visualização de imagens seria com o laser, espelhos e lentes para forma as imagens, porem creio eu que não seria muito prático manipular um sistema operacional tridimensional em forma de holograma, pois não vejo praticidade e aumento de produtividade. 
Também existe uma outra aplicação para os hologramas dentro da computação, isso para armazenamento de dados em discos como um CD, existe uma mídia óptica que é capaz de gravar informações de forma tridimensional em um disco, pois ao contrario de gravar apenas um camada no disco essa tecnologia grava os dados em toda a espessura do disco. 

Vidro para todos os lados 

Outro sonho de muitos para os gadgets do futuro são os aparelhos de vidro, Aparelhos com telas transparente, limpa, leve e elegante. Já existem telas transparentes em desenvolvimento, a LG vem desenvolvendo protótipos de monitores com essa tecnologia, a intensão dela é usar esse tipo de monitor em vitrines de lojas para que quando o consumidor olhar um produto em uma vitrine ele possa interagir com o produto da vitrine vendo outras informações do produto, ou vendo outros anúncios. 
Existem protótipos de outros tipos de gadgets já exitem, como por exemplo um smartphone que é totalmente transparente, porem seus componentes internos como bateria ficam visíveis, e o poder de processamento do aparelho ainda é muito pequeno. 
Também no ano passado um projeto foi aberto no kickstarter para criação de um tablet transparente, porem nem todo o seu corpo era transparente pois havia uma parte enorme do aparelho que ficava fora da tela e ali tínhamos processador, bateria e outros componentes. 
Na minha opinião eu ainda não vi utilidade prática dessa tecnologia que trará dispositivos transparente, pois por enquanto isso não adiciona nada na minha experiência de uso em um smartphone por exemplo. 

Telas flexíveis 

Creio que seja a tecnologia mais promissora das que vamos citar hoje, pois a ideia das fabricantes e de tornar não só as telas mas como todo o aparelho em algo flexível, isso tornaria nos gadgets em aparelhos “indestrutíveis”, isso sim seria ótimo para os consumidores, alem de ter a praticidade de enrolar, dobrar ou entortar seu aparelho de acordo com a necessidade. 
Porem eu vejo um problema nessa tecnologia, não vai ser fácil usar o touchscreen em uma tela flexível, imagine só toda vez que você tocar na tela o aparelho entortar, talvez isso não aconteça e exista alguma forma de impedir que os seus aparelhos flexionem com facilidade. 
Essa tecnologia está muito próxima do mercado, já temos alguns aparelhos com tela flexível no mercado, porem o corpo dos aparelhos ou flexiona muito pouco ou nem flexiona, porem já é um enorme avanço, a Samsung já apresentou vários conceitos de telas flexíveis que funcionam ligadas um uma base rígida, e é incrível ver a qualidade das imagens e como a tela se flexiona. 
A falecida Nokia rsrsrs, apresentou em 2011 um vídeo com um smartphone completamente flexível com um formato estranho, que impossível de descrever, e era possível controlar o sistema operacional dobrando, foi triste ele ser apenas um conceito. 

Casa inteligente 

A ideia da casa inteligente é fazer com que todos os aparelhos eletrônicos de sua casa conversem entre si, para economizar energia, água e o seu tempo. Um exemplo disso é quando você chegar de carro em sua casa, sua garagem avisa ao seu ar condicionado e deixa a casa com a temperatura que você gosta, ou então sua geladeira está com com apenas uma caixa de leite então ela mesma faz um pedido para que o supermercado traga leite para você. 
Pensando em facilitar o trabalho das fabricantes e dos desenvolvedores a Qualcoom, desenvolveu uma tecnologia responsável por ajudar na comunicação entre os dispositivos, pois cada aparelho usa uma linguagem e conjunto de protocolos diferentes e o AllJoyn da Qualcoom fica responsável por traduzir esses comandos e facilitar a vida de desenvolvedores e profissionais da área. 
É uma tecnologia muito promissora porem ainda é muito cara. 

Computadores com telas touch enormes 

Telas touch grandes são outra tendencia, principalmente em salas de reuniões, salas de casa, cozinhas, salas de aula. A melhor idéia em cima disso seria transformar paredes e mesas de vidro em computadores, essa é uma idéia ainda pouco estudada pelas empresas, acho que a popularização desse tipo de tecnologia dependa de uma redução dos preços, só assim para adicionarmos mais um computador a nossa casa. 

Aparelhos diferentes mais conectados entre si 

Na internet das coisas teremos vários aparelhos conectados a internet, é o uso de sensores e identificadores eletrônicos, esses sensores serão conectados a internet através de redes sem fio e o seu uso se dará para principalmente otimizar consumo de energia elétrica, aprimorar o funcionamento de dispositivos de acordo com as condições do tempo, várias grandes empresas pesquisam sobre essas tecnologias, a Intel oferece plataformas para criar dispositivos. Com a nanotecnologia será possível colocar a internet das coisas em grãos de poeira, um uso dessa tecnologia seria sensores em postes de iluminação, sensores seriam responsável por capturar a quantidade de pessoas que passam pela rua e em qual horário, desse forma seria possível economizar energia, em várias outras situações parecidas com essas será possível economizar recursos, essa tecnologia está totalmente relacionada as casas inteligentes, pois uma casa inteligente precisa ter muitos dispositivos conectados e com sensores. 
Essa é sem dúvidas uma tecnologia promissora. 

Carros autônomos 

Esse tema fez parte de nosso segundo programa e como vimos eles não precisam de um motorista, eles poderiam trazer inúmeros benefícios para as pessoas, e até mesmo para as pessoas que não possuem um podem ser beneficiadas, pois o transito seria inteligente, os próprios carros saberiam quem tem prioridade de passar por um cruzamento primeiro, além disso os vários sensores desses carros possibilitariam que esses carros identificassem pedestres nas ruas e assim evitar acidentes. Porem alguns estados dos estados unidos e outros países possuem um pouco de resistência a esse tipo de tecnologia, principalmente pelo motivo de esses carros não possuírem volantes, pelas lei os motoristas precisam ter controle dos carros a qualquer momento, e isso não acontece somente com os carros várias tecnologia enfrentam esse tipo de resistência para entrar no mercado.  

Passar o pensamento para computador

A ideia de passar a mente humana para um computador, nos daria a esperança de ter uma vida eterna. Muitos cientistas e estudiosos acreditam que seja possível transferir a nossa memória e consciência para dentro de um computador, para realizar isso o cérebro de uma pessoa viva seria ao poucos substituído por chips, primeiro implantando uma memória artificial, e com o passar do tempo seu cérebro seria inteiramente feito de chips a ponte de ser possível colocar toda a sua mente dentro de um computador, se esse computador possuir grande poder de processamento seria possível executar a memória e consciência. Aparentemente isso tudo é possível sim pois a comunicação do nosso sistema nervoso é feita através de sinais elétricos, tendo um padrão reconhecido não seria muito difícil criar um algoritmo para trabalhar com isso. 
chips no cérebro que já existem. Em junho deste ano um cientista implantou um chip para testes no cérebro de um tetraplégico, e com esse chip ligado a um decodificador depois a um computador e depois a depois a um bracelete com eletrodos que fica no braço da pessoa, com isso ele conseguiu fazer com que a pessoa movesse seus dedos e sua mão, infelizmente é uma tecnologia em estado de desenvolvimento inicial mas que pode ajudar muito a sociedade.  
Existem também vários projetos e iniciativas para criar computadores capazes de simular a mente humana, atualmente para simular a mente humana seria preciso um computador mill vezes mais rápido que o computador mais rápido do mundo, com essa tecnologia as áreas de neurologia poderiam entender vários distúrbios e empresas de farmácia poderiam criar e testar vários novos remédios. 

Grafeno 

O silício possui um limite de velocidade que é de 5ghz, isso limita muito a evolução dos processadores, o grafeno entra em cena como um substituto do silício, ele é composto por um camada finíssima de carbono, uma folha de carbono com um átomo de espessura e com átomos dispostos de forma hexagonal, o grafite do seu lápis é composto por várias camada de grafeno, o grafeno é muito leve, fino, resistem e quase transparente, ele é altamente condutor de eletricidade, tanto que ainda não se sabe como fazer ele parar de conduzir eletricidade para criar um sistema binário, ele permitiria processadores de até 500ghz de velocidade. 
Estudos sobre o grafeno rederam um premio nobel a dois pesquisadores da universidade de manchester. 

Quais as aplicações do grafeno? 

Com o grafeno seria possível construir baterias que carregam mil vezes mais rápido que as atuais, telas finas e flexiveis, processadores superpotentes, estudos comprovaram que ele é eficiente na purificação de água contaminada por radiação. 

Inteligência artificial 

Pois bem, a inteligência artificial possui várias interpretações, ela pode ser vista por alguns como dar aos computadores emoções, consciência e sentimentos, para muitos estudiosos é apenas a capacidade de analisar a condições e a partir daí tomar a melhor decisão, ela também pode ser entendida como fazer um computador imitar o funcionamento do cérebro humano ou ainda a capacidade de aprender com suas experiências. 
Os primeiros estudos na área de inteligência artificial começaram com Alan Turing em 1956, nessa época inteligência artificial era apenas um tema de discussão e algo longe da realidade, hoje ela é disciplina nas faculdades de ciência da computação e uma área de pesquisa muito importante. 
Atualmente os estudos e projetos na área estão relacionados a reconhecer padrões, conectar padrões e assim conseguir compreender a fala humana. Um dos projetos na área são da Microsoft chamado de project adam, é um sistema que por enquanto é capaz de identificar raças de cães e até sub espécies através de um banco de dados com 14 milhões de imagens divididas em 14 mil categorias, graças ao tamanho desse banco de dados ele realiza ligações entre as informações para reconhecer padrões, em um futuro não muito distante a Microsoft pretende usar o sistema para fazer reconhecimento de voz e processamento de texto. 
Infelizmente as pessoas esperam coisas incríveis dessa área, como robôs que são capazes de pensar por si sós, ajudar em casa, conversar com você, quando na verdade ainda mal sabemos como funciona nosso cérebro muito menos como simular um. 

Interface natural 

Linguagem natural é a forma como nos comunicamos, como por exemplo a língua portuguese é uma linguagem natural, animais também usam linguagem natural para se comunicar, inclusive o choro de uma criança é uma forma de linguagem natural, pois sabemos que quando ele chora ele pode estar com fome, sede, frio ou se sentindo desconfortável. 
Já os computadores se comunicam através de linguagens artificiais com linguagens extremamente simples, e também só são capazes de reconhecer comandos em linguagem natural ou seja se uma criança estiver chorando ele não será capaz de saber o motivo, e também eles não são capazes de se comunicar com humanos com linguagem natural. Alguns projetos estão trabalhando para tornar isso em uma realidade, alguns softwares como o google now e a siri da apple são capazes de receber comandos e retornar algo de volta em forma de som, porem as frases tem que ser ditas seguindo regras para que o software reconheça o que foi dito, talvez no futuro nos consigamos nos comunicar de maneira mais natural com nossos smartphones. 

Tecnologias cheias de bugs ou detalhes imperfeitos e que precisam de atenção 

Outra coisa que importante citar que existem muitas tecnologias de qualidade no mercado de e o que elas precisam apenas de atenção para que assim se resolvam seus bugs e erros. Um grave problema da tecnologia atual são as baterias de smartphones e notebooks que duram apenas algumas horas, todas vez que lançam um novo processador no mercado dizem que ele consome 20, 30, 40% menos bateria que sua geração anterior, porem as baterias continuam durando pouco. Outra coisa que eu também vejo como importante é em relação a resolução das telas de notebooks, 90% dos notebooks do mercado possuem tela com resolução de 1366 por 768, e isso já é assim a mais de 5 anos, não temos notebooks com tela de qualidade a preços acessíveis no mercado, e o mais impressionante é que já temos smartphones com tela full hd no mercado. 
Outra coisa muito importante também é fragilidade dos dispositivos, smartphones por exemplo que possuem tela gorila glass que é uma tela com proteção a riscos se cair no chão principalmente de quina a tela quebra com muita facilidade, notebooks são mais frágeis a quedas ainda, com uma queda ele pode desmontar ou danificar componentes internos. 
Nas tecnologias de armazenamento para computadores, temos o hd que é o único componente mecânico dentro dos computadores, ele impede que as CPU sejam aproveitadas ao máximo, pois o tempo necessário para buscar um arquivo no disco é muito grande, tudo bem que já existem os SSDs mas eles são muito caros e não oferecem a mesma capacidade de armazenamento dos hds comuns. 

Futuro próximo e futuro distante 

Vendo alguns vídeos vejo muitos exageros, alguns mostram coisas incríveis e que na prática são desnecessárias, computadores com telas azuis cheias de gráficos, isso realmente será útil? alguém vai querer usar isso? as pessoas querem coisas simples que resolvam problemas e não que tragam mais e ainda tem computadores com teclados com layout estranhos, na verdade acho que caminhamos para eliminar o teclado e substituir ele por outra coisa. 
No futuro devemos buscar formas de ficar cada vez mais conectados, com simplicidade, velocidade, produtividade e mobilidade. 

0 comentários:

Postar um comentário

Inscreva-se no Feed RSS Follow me on Twitter!