segunda-feira, 10 de março de 2014

BlackBerry OS
É um sistema operacional móvel proprietário desenvolvido pela RIM, destinado a linha de smartphones BlackBerry da própria empresa, ele é adaptado de acordo com as necessidades de hardware dos dispositivos da empresa, como o uso de trackwheel, trackball, trackpad e touchscreen, o sistema é desenvolvido em C++ e oferece suporte para aplicações em Java, HTML5, Adobe Air, atualmente ele é capaz de rodar aplicações de Android.
Na ultima década a BlackBerry foi provavelmente a maior fabricante de smartphones e a detentora do sistema operacional mobile mais popular do mundo, mas com o aumento de popularidade do iPhone e Android ele foi perdendo espaço, um dos motivos foi a demora para implantar o uso do popular touchscreen em seus aparelhos, pesquisas dizem a utilização dos aparelhos equipados com BlackBerry OS hoje no EUA é de menos de 1%.
 Logo da BlackBerry

Versões
BlackBerry OS 1.0
A primeira versão do BlackBerry OS foi lançada em 1999, era apresentado em uma tela monocromatica, e oferecia funções de email, calendário, agenda e capacidade de exibir algumas paginas web, algo revolucionário para a época.
BlackBerry 580 e visual a versão 1.0 do BlackBerry OS

BlackBerry OS 2.0
Lançado em 2000 apresenta as mesmas funções da primeira versão e ainda trouxe alguns jogos.
 BlackBerry 957 e visual a versão 2.0 do BlackBerry OS

BlackBerry OS 3.0
Trouxe o suporte a aplicações escritas em Java.
  BlackBerry 5810 e visual a versão 3.0 do BlackBerry OS

 BlackBerry OS 4.x
Essa versão foi lançada em 2004 trazendo ao mercado os primeiros smartphones com tela colorida, com isso foram feitas várias melhorias no sistema principalmente na navegação de internet, outra novidade foi o aplicativo Gallery para ver fotos e um aplicativo para bate-papo, é o sistema da RIM com o maior suporte tendo as versões 4.0, 4.1, 4.2, 4.3, 4.4, 4.5, 4.6 e 4.7 que foi lançada em 2008. 
BlackBerry Curve 8300 e visual a versão 4.0 do BlackBerry OS
BlackBerry OS 5.0
 Com o BlackBerry OS 5.0 ela alcançou o seu auge, ele trouxe um visualizador de emial eficas, um visualizador de documento, sincronização de calendário com o PC, o sistema de mapas BlackBerry Maps e os primeiros smartphones com tela touchscreen.
 BlackBerry Torch 9860 e visual a versão 5.0 do BlackBerry OS

BlackBerry OS 6.0
Em 2012 com o crescimento do iPhone o BlackBerry OS apresentou várias melhorias relacionadas a redes sociais, como um navegador com uso de abas, um sistema de busca integrado ao SO, um sistema de notificações push para redes sociais e um app nativo para o YouTube.
 BlackBerry Torch 9800 e visual a versão 6.0 do BlackBerry OS

BlackBerry OS 7.0
 Lançado em 2011 a penúltima versão e a mais usada atualmente, trouxe algumas novidade como o compartilhamento de WiFi, rádio FM, NFC e atualização de apps nativos.
  BlackBerry Torch 9720 e visual a versão 7.0 do BlackBerry OS

BlackBerry OS 10.0
Lançado em 2013 com o grande desafio de tornar a empresa uma das mais populares novamente, e recuperar o espeço perdido no mercado, trouxe vários recursos bons e realmente tem tudo para trazer a empresa de volta, nele é possível ter vários perfis para cada momento do seu dia, o BlackBerry HUB para conectar várias redes sociais e provavelmente e função mais atraente de todas a compatibilidade com apps de Android.
BlackBerry Torch 9720 e visual a versão 7.0 do BlackBerry OS

Minhas conclusões
Os aparelhos da BlackBerry e consequentemente seu SO são ótimos, oferecem vários recursos interessantes por um preço justo, seus aparelhos com design limpo encantam, a falta de apps não é mais um problema graças a compatibilidade com apps do Android, mas uma coisa devemos levar em consideração, a BlackBerry vem apresentando prejuízos após prejuízos, está economizando ao máximo para não falir, já anunciou que não vai lançar um próxima versão do seu sistema se ela não se recuperar financeiramente mas continuará dando suporte para os usuários e as versões correntes, de certo modo é incrível como a BlackBerry ainda consegue se manter no mercado.

0 comentários:

Postar um comentário

Inscreva-se no Feed RSS Follow me on Twitter!