quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

O Chrome OS é o sistema operacional da Google ele é baseado no Linux, a Google tem o costume de lança-lo em parceria com empresas que fabricam laptops, com exceção do Chromebook Pixel que é totalmente fabricado pela Google, esse aparelho é touchscreen e possui uma tela de altissíma resolução.
O objetivo dos Chromebooks(aparelhos equipados com Chrome OS) é bater de frente com os Macbooks da Apple, e pouco a pouco os Chromebooks vêem conseguindo seu lugar no mercado. Esse sistema foi feito para quem procura mobilidade ,que sempre possui acesso a internet, ele possui todos os serviços Google integrados em um único aparelho e tudo isso ligado à nuvem.

Vamos ao review...

Vou deixar claro aqui que eu  não usei um Chromebook, e sim baixei o sistema e gravei ele em um pendrive e utilizei ele em meu notebook, um Dell Inspiron 14 N4050, vou ensinar vocês a instalarem o SO em um pendrive, mais aí já assunto para outro artigo.
Logo quando o sistema é ligado já percebemos que ele é muito veloz com poucos segundos ele já apresenta a tela para você selecionar uma rede Wi-Fi e logo após ele te apresenta a tela de logon, achei muito interessante o fato de logar no sistema usando uma conta Google.
Depois de logar no sistema ele começa a sincronizar suas informações de contas que você tem no Google e se você usa o Google Chrome como navegador ele vai sincronizar todos os dados do navegador, e os aplicativos que você tem no seu Chrome se transformam em programas para o Chrome OS.
Em relação ao desempenho ele se apresentou bem, com exceção de alguns erros por causa de meu notebook não ter total compatibilidade com o SO, um ponto negativo no sistema é que todos os programas que você usa são os da Chrome Web Store, são os mesmo aplicativos que você instala no Chrome para Windows ou Linux, fora isso ele possui um gerenciador de arquivos, um programa para ouvir músicas, ver fotos e vídeos, o restante dos programas rodam no navegador como eu já disse. Como exemplo o Google Docs.
Como pode ser visto na imagem acima uma barra mostra os programas abertos.
Conclusão final, ele vale a pena? vale a pena se você usar ele em um chromebook, pois eles estão com um preço muito bom e você vai ter acesso total a todos os serviços Google, e também se você procura mobilidade e possui acesso a internet no local onde você irá usa-ló ele será uma boa escolha, mais se você procura jogos, programas avançados de edição de audio, vídeo e fotos ele não irá te atender bem, mesmo que a internet disponibilize ferramentas de edição elas acabam sendo limitadas principalmente na mobilidade, ou seja, acabou a internet acabou o seu trabalho é quase impossível trabalhar no Chrome OS sem internet.
No próximos artigos vou ensinar a instalar o Chrome OS em um pendrive, e vou dar informações mais detalhadas do sistema e os chromebooks, precisando de algo é se deixar um comentário, até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário

Inscreva-se no Feed RSS Follow me on Twitter!