quinta-feira, 25 de abril de 2013

Como prometido pela Canonical está disponível a nova versão do Ubuntu a versão 13.04 Raring Ringtail, com diversas pequenas mudanças em sua interface e com prometidas melhorias em seu desempenho, vindo também com novos aplicativos, já alguns aplicativos foram removidos, alguns icones mudaram sua aparencia. Veja nesse artigo as principais novidades do Ubuntu 13.04.

Kernel 3.8

A nova versão do kernel possui maior integração com a estrutura do sistema operacional e diversos tipos de hardware, principalmente com as placas de vídeo Nvidia e AMD, além disso o kernel 3.8 apresenta correções de bugs e um melhor aproveitamento do hardware do computador.

Friends substituindo o Gwibber

O Gwibber antigo gerenciador de redes sociais do Ubuntu foi abandonado nessa versão, os motivos são que ele não era bom o suficiente, em seu lugar entra o Friends, desenvolvido com o mesmo desenvolvedor do Gwibber, mesmo assim o Friends é completamente novo, desenvolvido já com foco em dispositivos touch screen, prova para isso é que para atualizar o feed de atualizações é preciso arastar a coluna de atualizações para baixo, além disse ele apresentas todas a atualizações de contatos em uma única coluna, muito provavelmente ele deverá sem empregado no Ubuntu Touch.

Modo incógnito para buscas via Dash

No Ubuntu 12.10 havia sido adicionado uma função ao Dash que permitia que de acordo com a busca o sistema iria te susgerir a compra de albuns de músicas e filmes atravez do site da Amazon, isso acabou deixando muitos usuarios preocupados com a sua privacidade, já que dados de pesquisa seria enviados aos servidores da Amazon, a Canonical apresenta uma solução para aqueles que não querem seus dados nos servidores da Amazon, será adicionado ao Dash um botão que permite desligar a conexão entre a internet e as buscas no Dash. Nessa nova versão do Ubuntu, o Dash também passará a realizar buscas em diversos sites.


Plugin de Ubuntu One Music Store removido

O plugin Ubuntu One Music Store também foi removido do Ubuntu 13.04, ele era usado no aplicativo Rhythmbox, e foi removido porque o site Ubuntu One Music Store apresenta uma interface melhor que a versão para o Rhythmbox, e também por apresentar uma quantidade muito pequena de acesso se comparada com o site, porém ainda é possível sincronizar as músicas com a loja e também instalar o plugin por meio de configurações especificas.

Agora vamos ver as novidades do Unity

Nova animação de janela

Nessa versão temos um efeito muito parecido com o usado pelo Windows 7, quando arrastamos uma janela e batemos ela em algum do lados da tela uma animação para maximizar a janela é exibida.

Pré-visualização de aplicativos no Dash

A pré-visualização de aplicativos já havia sido adicionado ao Ubuntu na versão 12.10, como uma forma de ter mais informações de um aplicativo antes de abri-lo, agora na versão 13.04 algumas melhorias foram aplicadas, principalmente nas animações.

Nova caixa de dialogo de desligamento

Agora no ubuntu 13.04 ao pedir para o sistema desligar e exibida uma nova caixa de dialogo, com a opção de desligar e reiniciar.

Gerenciador de contas online por aplicativo

O gerenciador de contas online do ubuntu é um ótimo aplicativo, com ele você pode permitir que as aplicações possam acessar sua conta no Facebook por exemplo, no Ubuntu 13.04 agora é possível desativar o acesso de apenas alguns aplicativos, deixando o acesso restrito a alguns aplicativos.

Novo menu Sync

Foi adicionado um ícone do Ubuntu One na bandeja do sistema, atravez do ícone você pode ativar ou desativar a sincronização, compartilhar um arquivo, verificar status de arquivos siscronizados recentemente.

Múltiplas áreas de trabalho

O ícone que exibia as áreas de trabalho foi removido da Unity, mais é possível adiciona-lo novamente basta acessar configurações de sistema->aparência->comportamento.

Novo menu de bluetooth

O menu do bluetooth na bandeja do sistema foi substituido.


Novos filtros na pesquisa do Dash

Graças aos recursos de contas online, agora ao fazer pesquisas no Dash de contatos, mensagens, fotos online, menções no twitter, e ainda é possível controlar o dados que serão exibidos na pesquisas bloqueando fotos e mensagens por exemplo.

Mudando de janela

Agora para mudar de janelas no Ubuntu 13.04 existe mais duas maneiras, clicando com o botão direito na barra do Unity e escolhendo a janela, ou posicionando o mouse em cima do ícone e girando o scroll.

Depois de algumas horas de testes foi possível perceber as melhorias em desempenho, uma interface bonita, bem mais leve que suas primeiras versões, fácil de se usar, recheado de recursos, e o melhor a Canonical tem feito um bom trabalho com outros desenvolvedores e trazendo recursos de aplicativos exclusivamente para o Ubuntu. Agora o Ubuntu está maduro o suficiente para disputar espaço com o Windows e Mac OS X.
Baixe aqui o Ubuntu 13.04

terça-feira, 23 de abril de 2013

Foi oficialmente lançada a primeira versão alpha do Fedora 19, depois de não seguir a risca com os seus lançamentos finalmente a versão Fedora 19 alpha foi lançada dentro do prazo.
"Nós precisamos de sua ajuda para fazer o Fedora 19 a melhor versão, então por favor, tome um minuto do seu tempo para baixar e experimentar o Alpha. Se você encontrar um bug, por favor denuncie - cada bug que você descobre é uma oportunidade para melhorar a experiência de milhões de usuários do Fedora em todo o mundo ", diz o anúncio oficial.
Na versão 19 o Fedora ainda usa o Gnome como interface padrão, na sua mais recente versão a 3.8, existe também uma versão com interface KDE 4.10 disponível para download.
Fedora 19 implementa algumas características muito interessantes, como suporte a impressoras 3D, Kscreen, OpenShift Origin, PHP 5.5, suporte a realmd FreeIPA, Syslinux Option, Systemtap 2.2, Virt Storage Migration e muito mais.
Links para download:
Fedora 19 alpha KDE
Fedora 19 alpha XFCE

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Este é um pequeno tutorial para você aprender a iniciar seu computador diretamente Linux, sem passar pelo Grub, que é a tela onde você escolhe qual sistema operacional você deseja iniciar.
Pré-requisitos:
Grub customizer instalado.
Você pode instalar ele via terminal com comandos:
sudo add-apt-repository ppa:danielrichter2007/grub-customizer
sudo apt-get update
sudo apt-get install grub-customizer

Depois que você já tiver instalado o Grub customizer, você deve abri-lo e acessar a aba configurações gerais, agora vamos configurar, em entrada padrão marque prédefinido e selecione o seu Linux no meu caso é o PearOS, e em visibilidade desmarque as opções mostrar menu e procurar por outros sistemas, e por segurança defina o tempo limite como 0 segundos, na opção parâmetros do kernel você não deve alterar nada, agora basta clicar em save. Tudo deve ficar como a imagem abaixo.
Agora se você reiniciar seu sistema ele abrirá diretamente pelo Linux.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Se você faz dual boot entre o Linux e Windows XP/Vista/7/8, e deseja abandonar o Windows segue um tutorial para remover o sistema por completo de seu computador, mais antes de retirar o Windows você deve fazer um backup de todos o arquivos que estão na partição do Windows já que os mesmos serão excluídos.

Para começar entre no Linux e instale o Gparted:
sudo apt-get install gparted
E abra ele com o comando:
sudo gparted
Agora você deve encontrar a sua partição Windows, para excluir a partição certa olhe antes a partição que possui a pasta Windows e confira também o seu tamanho, após excluir essa partição exclua também a partição "reservado pelo sistema", que é uma partição usada pelo Windows, para excluir uma partição no Gparted basta clicar com o botão direito sobre a partição desejada e clicar em delete.
Após isso se você reiniciar o sistema, na tela do Grub continuará aparecendo a opção Windows, porém se você escolhe-lo ele não irá iniciar, apenas apresentará uma mensagem de erro, então para remover o Windows das opções basta executar o comando:
sudo update-grub
Ele fará o resto sozinho, agora você pode usar o espaço que era reservado para o Windows para armazenar seu dados. Em caso de dúvidas basta deixar um comentário.
Hoje me deparei com o um problema e vou compartilhar a solução. Se você que usa linux decidiu instalar a interface xfce4 para fazer teste e depois acabou removendo ela, pode acontecer que as notificações de sistema como música, mensagens do pidgin, continuem sendo exibidas como se você estivesse no xfce, mesmo que você esteja usando outra interface como o gnome ou cinnamon, como a notificação da imagem abaixo.
Para resolver o problema basta aplicar o comando:
sudo apt-get autoremove xfce4-notifyd
Assim seu sistema voltará a exibir as notificações da interface que você usa.
Com o passar do tempo os computadores de mesa estão deixando seu lugar e dando espaço aos notebooks e ultrabooks que a cada dia apresentam desempenho mais surpreendente, porém algumas coisas tem deixado a desejar, as telas. É comum vermos aparelho com processador atom que utilizam uma tela de 1366x768 e a mesma tela ser empregada em notebooks e ultrabooks que usam processador i5 ou i7, é algo realmente estranho, hoje smartphones top de linha estão sendo fabricados com telas full hd, com por exemplo o Samsung Galaxy S4 e HTC One, o que deve contribuir para a diminuição dos custos para fabricação de telas de melhor qualidade, outro exemplo é a briga que começou a pouco tempo no mundo dos tablets que usam resoluções de tela incríveis que são superiores ao full hd como por exemplo o iPad 4 que usa tela com resolução de 2048x1436 e o Google Nexus 10 que usa tela de 2560x1600.
Galaxy S4

HTC One

iPad 4

Google Nexus 10

Agora vamos para os fatos que comprovam a briga das telas de notebooks, a Apple é famosa por seus MacBooks e a pouco tempo ela empregou telas de altíssima resolução em sua linha, sendo que o MacBook Pro de 15 polegadas usa tela de 2880x1800, e o modelo de 13 polegadas usa tela de 2560x1600, para não ficar para traz a Google também lançou o Chromebook Pixel que com uma tela de 12.85 polegadas apresenta uma incrível resolução de 2560x1700, sem contar que ele é touch screen.
MacBook Pro

Chromebook Pixel

E nessa semana a Toshiba apresentou seu mais novo ultrabook o KIRAbook com tela de 13 polegadas e resolução de 2560x1440 acompanhado de um ótimo hardware, esse lançamento abriu portas para uma disputa em resolução de telas, já que temos um Mac, Chrome OS e um Windows 8, a noticia ruim é o preço que dos aparelhos que giram na casa dos mil dólares  ou 5 mil reais ou até mais que isso. Não deve demorar até o aparecimento de mais modelos e assim o preço começar a baixar, já que empresas como Dell, LG, Samsung e outras não vão querer ficar para traz, aumentando a possibilidade das telas de alta resolução serem a nova tendencia no mundo dos notebooks e ultrabooks.
Toshiba KIRAbook

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Vamos a um simples tutorial para compilar programa em C no Linux, se o código fonte que você vai usar estiver em apenas um arquivo, basta seguir os seguintes passos.
Pelo terminal acesse o diretório em que estão os arquivos.
Então dê os comandos.
gcc main.c
Na linha acima o main.c deve ser substituído pelo nome do seu arquivo.
Agora que você já compilou o programa basta executar o programa, para isso use o seguinte código.
./a.out


Agora se seu programa possuir mais de um arquivo no formato .c, você deverá fazer de uma forma diferente.
Pelo terminal acesse o diretório em que estão os arquivos.
Então dê os comandos.
gcc -c main.c arquivo1.c arquivo2.c
Na linha acima no lugar main.c, arquivo1.c e arquivo2.c você deve digitar o nome dos seus arquivos, a ordem dos arquivos não vai afetar no resultado final, com essa linha você acabou de gerar os objetos.
Agora você deve gerar o programa final.
gcc -o programa main.o arquivo1.o arquivo2.o
Você pode colocar o nome que você quiser em seu programa basta substituir o nome programa pelo nome desejado.
E finalmente execute o programa
./programa

terça-feira, 9 de abril de 2013


Estou disponibilizando um livro de Java, o conteúdo possui 89 páginas, tratando do básico até interface gráfica e banco de dados, é um ótimo livro, cheio de exemplos, diagramas e tabelas que ajudam a um melhor entendimento.

Autores:
Daniela Barreiro Claro
João Bosco Mangueira Sobral

Clique aqui para baixar.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Como o prometido neste post eu darei as instruções para que você possa usar o Chrome OS em um pendrive, é um processo simples e rápido, qualquer um com conhecimento básico em informática consegue realizar o procedimento sem problemas, o processo não causa danos ao sistema operacional já instalado no computador, mais de qualquer modo eu não me responsabilizo por qualquer tipo de dano causado.
Você pode acessar a pagina com as instruções para download do Chrome OS clicando aqui, ao chegar na página de download você deverá baixar a versão USB do sistema e de preferência a mais recente o possível, você deve baixar também o Windows Image Writer para realizar a gravação do arquivo em seu pendrive, agora preste atenção antes de realizar o próximo passo salve os arquivos do seu pendrive pois eles serão apagados durante a gravação. Agora faça os seguintes passos de acordo com a imagem abaixo, em image file selecione o arquivo do Chrome OS que você baixou, e em device selecione em qual disco você quer gravar então escolha a letra correspondente ao seu pendrive, agora é só clicar em Writer e esperar.
Depois que o programa concluir a gravação, você deve reiniciar o seu computador, ao reiniciar preste atenção na tela de boot, e descubra tecla o seu computador usa pra acessar o Boot Menu, o computador abaixo usa a tecla F11 que é a mais comum e ela deve ser pressionada quando a tela está como a imagem abaixo, clicando no botão certo irá aparecer um menu com os discos que estão ligados ao seu computador então selecione a opção que faça referencia a USB ou a marca do seu pendrive e pressione ENTER , e aguarde.
Agora está quase tudo pronto, o sistema deverá abrir como mostra a imagem abaixo, então escolha a linguagem de sua preferência, a configuração de teclado do seu computador e a qual tipo de rede você deseja se conectar, nesse caso Ethernet se refere a internet com fio, e Wireless a internet sem fio, é de extrema importância por que se você não se conectar a internet o sistema não vai funcionar, logo após o sistema irá pedir um usuário e uma senha, você deve usar o usuário e senha que você usa para se conectar a sua conta Google, e mesma que você usa para o Gmail, G+, Orkut entre outros serviços do Google, então é só esperar que as informações sejam sincronizadas e você pode usar o sistema a vontade.
Atenção não remova o pendrive durante o uso do Chrome OS, se você quiser voltar para o Windows ou Linux basta reiniciar o Chrome OS e remover o pendrive.
Saiba mais sobre o sistema da Google acessando o review do Chrome OS feito pelo nosso blog.
O Stormcloud é um aplicativo que disponibiliza a previsão do tempo para você, ele é um aplicativo leve, bonito e bem organizado, atualmente ele se encontra disponível para navegador Google Chrome e para Ubuntu.
Nele você pode alterar a cidade com facilidade basta acessar o menu de preferências, você também pode alterar as unidades de medida de velocidade do tempo e temperatura, a cor do aplicativo vai variar de acordo com o tempo ou de acordo com a temperatura isso fica a sua escolha, ele é bem personalizável nesse aspecto. Em sua tela principal ele exibe a temperatura, a umidade e velocidade do vento no momento, exibe também a previsão para os próximos dias acompanhados de temperatura minima e a máxima.
Acima está a tela de configurações.
Para instalar o aplicativo no Google Chrome clique aqui.
Para instalar o aplicativo no Ubuntu clique aqui.



Radio Tray é um programa simples para ouvir rádios online, feito para linux, por ser um programa simples ele é leve e muito funcional, ele funciona como um icone na bandeja de notificações do seu linux, se sua rádio tiver suporte a todo momento que a música for trocada ele exibe uma notificação mostrando o nome da música que está sendo reproduzida, ele separa as rádios por categoria, mas é possível adicionar categorias e rádios, basta você ter o link para o streaming da rádio, atualmente ele suporta os seguintes formatos de arquivo para streaming PLS, M3U, ASX, WAX e WVX, essa lista ainda pode ser estendida com a instalação de plugins.

Exibição da notificação.

A interface do programa se resume a imagem acima.

Você pode realizar o download do programa para ubuntu e baseados em ubuntu clicando aqui.
E para outros sistemas linux você pode realizar o download clicando aqui.

O Chrome OS é um sistema operacional desenvolvido pela Google e ele é completamente baseado na nuvem, ele é leve e rápido mais carece em recursos, o sistema  normalmente já vem pré-instalado em notebooks que receberam o nome de chromebooks, possuem um ótimo custo x beneficio, atualmente é possível encontrar diversos modelos que são fabricados pela Samsung, HP, Acer, entre outros, para mais informações sobre o sistema confira o nosso review clicando aqui.
Você pode baixar o Chrome OS clicando aqui, acessando o link vocês encontraram algumas opções de download, não coloquei link direto por que as .iso são atualizadas constantemente, e só para confirmar o sistema é o totalmente de graça.
Fique ligado no blog para mais informações sobre o SO da Google, e você pode conferir o tutorial de instalação do Chrome OS clicando aqui.


quarta-feira, 3 de abril de 2013

No meu antigo lugar de trabalho tive uma boa oportunidade de testar esse produto, ele possui preço bem baixo, é fabricado por uma empresa de grande destaque no mercado de dispositivos mobile, ele vem com sistema operacional Windows 8, ao ligar o aparelho pela primeira vez ele pede algumas informações básicas para configuração básica do sistema, é bem fácil, o material do notebook é bom, a tela é anti-reflexiva de ótima qualidade de imagem.
A bateria apresenta uma boa duração, graças ao seu baixo desempenho, a fonte do carregador é pequena e portátil, o seu teclado possui um bom espaçamento entre as teclas.
Agora vamos ao desempenho, ele utiliza um processador AMD Dual Core E300, esse é um dos pontos negativos do notebook, com uma velocidade de apenas 1.3GHz o processador muitas vezes não dá conta do trabalho e o sistema apresenta travamentos constantes, apresenta também muita lentidão para instalar programas e executar tarefas que exigem processamento, eu recebi vários clientes reclamando da lentidão do produto, ele é um notebook feito uso básico apenas para navegação, digitação de textos, ouvir músicas, ver filmes.
Minhas conclusão final, vale ou não vale a pena comprar? com o preço em torno de R$ 1.200 ele não vale a pena, é possível encontrar no mercado notebooks de melhor desempenho por cerca de R$ 900.
Veja abaixo as especificações do produto e algumas imagens.
Características:
- Marca: Samsung
- Modelo: NP-RV415-BD6BR
Processador: 
- Modelo: AMD Dual Core E-300
- Velocidade: 1.30 GHz
- Memória Cache: 1MB L2 Cache
Tela:
- Tipo do monitor:  LED
- Polegadas: 14 Polegadas
- Resolução: 1366 x 768 Pixels
Memória: 
- Capacidade: 2GB
- Barramento da memória: DDR3
- Expansível até 4GB
Armazenamento (HD): 
- Capacidade: 500Gb
- Velocidade: 5400RPM
Sistema Operacional:
- Windows 8 (64 Bits)
Leitor de cartões: 
- SD
- SDHC
- SDXC
- MMC
Placa Wireless:
- 802.11BG/N
Placa de vídeo:
- Processador gráfico AMD Radeon Graphics
Som:
- Áudio HD, High Definition
- Efeitos de áudio SRS sound efect
Drive Óptico:
- Leitor e Gravador CD/DVD
Alimentação: 
- Bateria recarregável
- Fonte: Bivolt
Bateria: 
- Bateria de íons de lítio
- Bateria de 4 células
- Duração aproximada 4,2Hrs
Conexões:
- USB 2.0
- HDMI
- Saída para Fone de Ouvido
- RJ45
Conteúdo da embalagem:
- Notebook Samsung NP-RV415-BD6BR
- Bateria 
- Carregador
- Manual do Usuário

Se você se interessar pelo produto você pode encontrar ele no KaBuM!



Inscreva-se no Feed RSS Follow me on Twitter!